domingo, 22 de maio de 2011

Dicas pra não fazer feio - Jantar japonês

Gente,

a descendência italiana não me impede de amaaar comida japonesa!!!

Seguem dicas da revista Casa e Jardim que eu entendo serem muiito úteis!!!

Beijoks!!


 

 

Por dentro da etiqueta japonesa

 Foto Rogério Voltan
Foto Rogério Voltan

A culinária japonesa está cada vez mais incorporada à cultura brasileira. Já a etiqueta daquele país continua a ser um mistério para muita gente. Se é este o seu caso, não precisa se acanhar: muitos descendentes – e mesmo japoneses legítimos – desconhecem várias regras de encontros sociais. “A geração do pós-guerra estava mais preocupada em conseguir comer para sobreviver, por isso não repassou a etiqueta para os filhos e netos”, diz Lumi Toyoda, consultora e professora de etiqueta japonesa. Mas pode apostar que todo mundo nota uma boa educação, aqui ou do outro lado do mundo. Para fazer bonito, siga as dicas de Lumi:

1. Ao visitar alguém, é de bom-tom levar um presente (omiyague). Não precisa ser nada de valor. “Vale mais um bolo que você fez do que um comprado, todo decorado”, diz Lumi.
2. O oshibori, aquela toalhinha aquecida oferecida antes da refeição, deve ser usada apenas para limpar as mãos.
3. Os hashis devem ficar paralelos à borda da mesa, nunca perpendiculares ao seu corpo.
4. Normalmente, nas casas japonesas e restaurantes, há um apoio para os hashis. Se não houver, você pode improvisar um, dobrando o envelope dos pauzinhos em forma de nó.
5. Caso você não consiga manusear o hashi, não precisa ter vergonha de pedir um garfo. “Ninguém é obrigado a seguir regras culturais desconhecidas”, pondera Lumi.
6. Nunca espete o hashi na comida. Isso remete aos rituais religiosos em que uma tigela de arroz com um par de hashis espetado é oferecida aos mortos.
7. Se achar que vai derrubar um alimento no meio do caminho entre a mesa e sua boca, levante a tigela ou o pratinho que estiver usando e aproxime-o do seu corpo.
8. No Japão, é costume fazer barulho ao sugar sopas. Se não quiser seguir o hábito, não tem problema. Mas assegure ao anfitrião de que você está gostando da comida.
9. Em relação à bebida, não é polido servir a si mesmo. Sirva os outros e espere que os outros lhe sirvam. 


Fonte: Casa e Jardim - Texto Patricia Oyama - Foto Rogério Voltan

4 comentários:

  1. Oi pessoal, estou aqui em nome da Atena, e ela me pediu para avisar à todos vocês que só uma(1) pessoa está participando do concurso. Ela está perguntando se ninguém mais vai participar, ela está muito preocupada!!! E, como não está tendo nenhum comentário, ela está prestes à tomar uma trágica atitude(posso já adiantar, mesmo que ela não queria que eu falasse, ela está pensando muito em excluir o blog, ela já pensou nisso antes e voltou atrás, mas agora, acho que é de verdade!! Mesmo com os 96 seguidores e mais de 14 mil visualizações, ela estava muito feliz com esses números, os comentários que tinham mas, como NINGUÉM mais está escrevendo e tudo o mais, ela está prestes à deletar o blog...Pelo que pude perceber ela só está esperando o blog completar os seus 1 ano e acabar a competição para deletá-lo.... Ela me disse também, que caso ocorra algo muito diferente[tipo, aumentar os comentários, os e-mails do concurso e até os seguidores], ela pretende mudar de ideia).
    Estou ajudando a Atena para informar à todos vocês, e também à vocês, pois acho que ninguém quer esse blog fora do ar não é??
    Então, vamos começar à desenhar, à contar para todo mundo sobre esse blog e reverter essa situação... Claro que a Atena vai ler esse comentário, e ficar muito brava comigo, pois não era para eu ter falado que ela está pensando em deletar o blog, mas quero ajudá-la, pois ela está "sofrendo" com isso.... Mesmo esses dias sem postar, ela sempre olhava, e estava a mesma coisa, nenhum comentário e nenhum novo seguidor!! Então, VAMOS REVERTER ESSA SITUAÇÃO.

    Atenciosamente

    A ajudante da Atena

    http://dabitofeverything.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei demais das suas dicas!!!Muita coisa eu não sabia!!!
    Eulalia
    http://www.papodemeninas.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas hein! Eu adoro japones, aqui perto de casa tem um tao delícia! bjs

    http://fashionmood-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não sabia de nada disso..
    por isso que sempre falo que blog é cultura..
    amei
    beijos
    Lara
    www.leslisperles.blogspot.com

    ResponderExcluir

Queridos!!!
Comentários, ideias e sugestões são mais que bem vindos.
Beijos e abraços,
Thalita Cunha - As Briselas.