terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010

Prezados,
segue sugestão de programa para o feriado de Carnaval...

Ainda não sei bem o que vou fazer, mas independente do que for tiro fotos e as posto aqui...


Beijos e abraços,
Thali



CARNAVAL NO RETIRO BUDISTA

Quem chega ao templo budista Zu Lai, em Cotia, é instruído a estacionar o carro e andar por um caminho pedregoso até um prédio de quatro andares. Nos dois primeiros, ficam um refeitório e a sala de meditação com cheiro de incenso e a presença de um enorme Buda. Nas laterais dos quatro pavimentos, dormitórios coletivos se dividem em alas feminina e masculina. Antes de entrar, celulares, dinheiro, chave do carro e pertences pessoais são retidos.

Esse ambiente nada festivo será o cenário do Carnaval de 100 pessoas, que trocarão a festa pagã por um típico retiro budista. E nada de entoar o enredo da escola preferida: entre os dias 13 e 16, o silêncio absoluto será regra. A concentração faz parte da busca de um estado de consciência que afasta os participantes da rotina conturbada do cotidiano. Como isso funciona? A reportagem de Época São Paulo acompanhou anonimamente a última edição do retiro no Zu Lai, maior templo budista da América Latina, realizada em outubro passado.

A rotina é rígida, sem surpresas. Acorda-se às 6h com batidas de madeiras nas paredes. Depois de uma sessão de meditação, o café da manhã (assim como todas as refeições) é servido em um prédio ao lado do templo aberto à visitação do público. Às 7h30, às 11h30 e às 18h30, servem-se pratos vegetarianos, num menu heterogêneo que vai de hambúrguer de soja e legumes empanados a feijoada de tofu. A comida é bem preparada, mas o final das refeições reserva uma tarefa ingrata. Uma tigela é preenchida com água quente, para não deixar nenhuma migalha no prato. Os restos da refeição, então, viram ingredientes de uma sopa instantânea, que deve ser tomada ao final do “preparo”. Não é obrigatório, mas recomendável – os budistas não toleram qualquer tipo de desperdício.

Durante as sessões, os praticantes meditam de três modos: sentados, na tradicional posição de lótus (veja quadro ao lado), circulando rapidamente pela sala em fila indiana e pé ante pé. Nesta, seu pé só sai do chão depois do outro tocar o solo novamente, num lento e por vezes doloroso processo de introspecção. Para tornar a prática mais convidativa, também são realizadas sessões ao ar livre, ao som dos pássaros que voam entre as árvores.

Entre as sessões de meditação, os participantes cumprem tarefas monásticas, limpando o prédio em silêncio. À tarde, assistem a uma palestra sobre a doutrina budista. A agenda fecha à noite, com a “sessão de prostração ao Buda”: todos se dispõem em frente à estátua e são incentivados a rezar, pedir e agradecer aos deuses, santos e entidades em que acreditam. Vale até pedir ajuda a Santo Expedito para diminuir as dores causadas.

Ao contrário do que parece, o esforço físico do retiro é extenuante. É preciso ficar com as costas eretas e com as pernas cruzadas – de preferência durante todas as sessões de meditação. O que parece um convite zen para preguiçosos pode se revelar uma empreitada mais cansativa do que vestir o abadá e correr atrás do bloco.

Ao final dos três dias, mais do que dores nas costas, todos relatavam experiências fantásticas de introspecção e contato com níveis de consciência desconhecidos. A maioria, segundo os monges, eram estágios iniciais. Há também módulos mais avançados e de maior duração. E o nirvana está ao alcance até dos agnósticos: quem não quer associar meditação com religião pode procurar um dos cursos ministrados por discípulos de Yogi Maharishi, famoso ex-guru dos Beatles.

RETIRO DE MEDITAÇÃO E NOBRE SILÊNCIO 2010 » de 13 a 16/2, no Templo Zu Lai, Estrada Fernando Nobre, 1461, Cotia (saída km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares), tel. 4612-2895. Inscrição: R$ 200.
CURSO DE MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL » cinco aulas de 1h30, sem vínculo religioso, começando sempre às segundas. Sociedade Internacional de Meditação, Av. República do Líbano, 592, Ibirapuera, tel. 3887-6688. Preço sob consulta.

Fonte - http://revistaepocasp.globo.com/Revista/Epoca/SP/1,,EMI118506-15375,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos!!!
Comentários, ideias e sugestões são mais que bem vindos.
Beijos e abraços,
Thalita Cunha - As Briselas.